CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Afinal, o que é moda?



Moda já deixou de ser sinônimo de futilidade e improvisação há muito tempo. A palavra "moda" vem do latim modus, significando "modo", "maneira.

Nada mais é que um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior, político, social, sociológico. Você pode enxergar a moda naquilo que escolhe de manhã para vestir, nas passarelas do Brasil e do mundo, nas revistas e até mesmo no terno que veste um político ou no vestido da sua avó. Moda não é só "estar na moda". Moda é muito mais do que a roupa.

Pense no jeito que as pessoas se vestiam na década de 70, 80 e tente, ainda, achar um denominador para o que as pessoas usavam na década de 90. Essas evoluções e mudanças é que são a moda. Ao acompanhar essas transformações, a moda serve como reflexo das sociedades à volta. É possível entender um grupo, um país, o mundo naquele período pela moda então praticada.
A moda sofreu uma reviravolta com o nascimento da burguesia na Europa. Os burgueses copiavam descaradamente os tecidos, o jeito de se vestir e se portar da nobreza, que não ficou muito contente em se parecer com com esses plebeus "endinheirados". Começaram então a criar códigos internos de vestir que mudavam rapidamente, antes que a burguesia tivesse tempo de copiá-los.
Nesse período também foi criado as regras de etiqueta, com o objetivo também de diferenciar a origem.
A nobreza então caiu, os burgueses se tornaram os donos do mundo, mas a moda da moda pegou.
Atualmente, pode ser que estejamos acostumados com um sistema que restringe a moda em desfiles, tendências e modismos.
Mas sempre foi assim???
Ao contrário do que talvez possamos pensar em nosso mundo globalizado, a moda não é algo universal, pois os povos primitivos desconhecem o conceito . Tampouco a moda é algo que existe há muito tempo: no Egito antigo nada no vestuário mudou num período de 3 mil anos.

Aos poucos, a evolução no vestuário foi acontecendo. No século 19, a moda passa então a atender ás necessidades de afirmação pessoal, do indivíduo como membro de um grupo, e também a expressar idéias e sentimentos. Antes, não havia distinção entre os tecidos usados por homens e os usados por mulheres; é no século 19 que o vestuário desses dois grupos se afasta cada vez mais.
Muitos sentem-se manipulados pela moda. "Estar na moda" parece ser coisa para uma elite (econômica, social e cultural) e, portanto, mobiliza certa raiva por parte de quem está "de fora". Esquece-se que há também a moda dos guetos, dos nichos, a moda da contracultura, alternativa, anticonformista, de protesto.




14 comentários:

Helena Sá disse...

Dica de Leitura e Historia?
Quer melhor blog?
Eu recomendo...5 estrelas!
aqui tem de tudo..rs

Fernanda Kusle disse...

Isso aqui vai muito além de comentar o que as pessoas estão vestindo! Isso aqui é cultura tamém! Eu recomendo 100 estrelas! rs...

Vai por Mim disse...

Laurinha parabéns!!! o Blog tá fofo, amei!!!
Acho ótimo que vcs façam algo sobre moda e cultura tipo "gente normal", sem precisar ficar usando aquele ar blasé típico do mundinho!!! (Aê Julia...essa foi pra vc...hahaha)
E fala pra sua amiga não se preocupar com as sacadas, pq a Alexandra Farah é uma mala, a Adriana Bechara é uma brega, e a Glorinha Kalil vive num mundo a parte!!!
Beijão, Fá Gallo

Amanda disse...

Gostei do site, mas na próxima queria ler um texto escrito por vocês ok? ^^

Anônimo disse...

toda as modelos são putas

Anônimo disse...

O Blog é lindo! Pena que vocês copiaram esse texto do livro da Erika Palomino(A Moda) e nem deixaram uma nota... Cuidado garotas, copiar sim, está fora de moda!

Anônimo disse...

Oi eu estou pesquisando um pouco sobre moda, e queria saber quais são os estudos que eu preciso ter para estudar moda.
Obrigada.

Ser criança é disse...

Adorei, usei os textos e as dicas de moda para um trabalho.

Parabéns !
Tá ótiimo .. (:

Anônimo disse...

Gostei do texto....mas acho que já o li em algum lugar.....Erika Palomino(A Moda).....isso é plágio!!!
voces deveriam retirar o post por segurança mesmo.....já que o blog é visitado por pessoas da área....

Naiara Teixeira disse...

Ótimo texto, moda é um assunto que geralmente rende grandes conclusões.
Parabéns pelo blog!

http://radardeluxe.blogspot.com

MONSTER HIGH - CISSA disse...

OLHA SEU BLOG TÁ LINDO MAIS VCS DEVIAM FAZER O TEXTO E NÃO COPIA-LO DO LIVRO DA ERIKA PALOMINO(A MODA) É MUITO CLIXE MAIS EU VOU USAR ESSE TEXTO NUM TRABALHO PARA A ESCOLA ENTÃO NÃO TENHO NADA QUE RECLAMAR.
BJUSSSSSS,E VISITEM MEU BLOG.

Anônimo disse...

oi caraaaa,
gosté muto do seu blog beleza. puta

alessandra disse...

Eu quero saber mais sobre a moda sou uma iniciante nisso e quero ficar sempre emformada por favor me mandar noticiais pelo e-mail abaixo:
alessandrasylvah@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá, muito bem, gostei bastante do seu blog, mas quando tiver um tempinho livre observem este outro blog que é muito parecido com o que vocês disseram em sua página crida.

Provavelmente vocês devem ter feito a pesquisa pelo mesmo livro que o outro blog fez,por isso, talvez exista similaridade peculiar.

LINQUE DO OUTRO BLOG:

http://www.vivaitabira.com.br/viva-colunas/index.php?IdColuna=13